Segunda-feira, 27 de Junho de 2005

cebola cebolinha

cebola.gif

Qual alho, qual carapuça... Não sei onde foram buscar essa palermice dos vampiros e dos alhos. Concordo que o cheiro é detestável, mas... Já experimentaram deixar apodrecer uma saca inteirinha de cebolas debaixo da cama? Foi o conselho que dei a uma querida hetero cujo marido andava na galderice e chegava a desoras e ainda queria partilhar com ela umas quantas doenças (daquelas ST, se bem me entendem). E não havia meio de lhe dar o divórcio, nem queria ouvir falar disso.
Foi então que lhe falei na saca de cebolas debaixo da cama. Elas levam umas cinco semanas a começar a apodrecer, mas há que escolher, no supermercado, umas assim mais fanaditas, que foi o que ela fez.
E enquanto esperava, dei-lhe umas receitas de cebola imbatíveis. Porque, se vocês não sabem, o corpo farta-se um bocadinho da cebola e quando é demais, deus nos acuda, que só a sugestão arrepia...
Portanto, como o rapaz era fumador e as noitadas não ajudavam, aconselhei-a a tratá-lo com chá de casca de cebola, que dá um resultadão para a tosse e coisas das vias respiratórias.
Depois dei-lhe uma imperdível receita de sopa de cebola: 550g de cebola, 250g de batata, e colheres de sopa de manteiga, e gemas de ovo, 1 colher de sopa de salsa picada e sal. Claro que sobrou de um dia para o outro e há aquela coisa de se começar a ficar enjoado com os restos. Mas este caso exigia muito enjoo.
Salada de cebola com coentros foi outra coisa que veio a talhe de foice. E cebola picada com feijão frade e atum. Também teve direito a bifinhos de cebolada e carapauzinhos de escabeche.
Mas também se faz uma compota muito boa de cebola, sabiam? Dá-se uma entaladela em água a ferver às ditas cujas, escorrem-se, misturam-se com o dobro do peso em açúcar, acrescentam-se dois paus de canela, casca de limão e deixa-se ganhar ponto. É uma delícia, assim de surpresa.
Outras coisas que podem levar cebola sem que ninguém dê conta: o arroz doce (previamente cozido com uma cebola pequena, posteriormente esmagada com a varinha mágica e misturada com o doce); o molho béchamel; a sopa de hortaliças; etc.
Ao fim de algum tempo, como podem calcular, o organismo está cheio de cebola até à ponta dos cabelos. Imaginem quando o quarto de dormir começa a cheirar a cebola. É claro que se deve remover a saca de debaixo da cama resguardá-la em local seguro para o dia seguinte, sendo que à noite não à alma que aguente o pivete ou o desespero de não lhe encontrar a origem.
Resultou, claro.
Ao cabo de umas semanas o marido da minha amiga abandonou o lar e ela pôde finalmente dar início ao processo de divórcio.
Espero que achem este post construtivo e que os senhores da Al-Qaeda e da Eta percebam que não é preciso andar para aí aos tiros e a fazer ir tudo pelos ares para pôr algumas coisas no sítio.
Até já, queridas.
publicado por caloria fatal às 10:24
link do post | comentar | favorito
|
7 comentários:
De Anónimo a 2 de Agosto de 2005 às 14:46
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!marta
</a>
(mailto:ovestidovermelho@hotmail.com)


De Anónimo a 1 de Julho de 2005 às 08:19
eu sabia que era um tema de choque...Caloria Fatal
(http://caloriazen.blogs.sapo.pt)
(mailto:caloriazen@sapo.pt)


De Anónimo a 30 de Junho de 2005 às 16:09
Buêêêêêrrrrgggggppfffff!....Pilantra
(http://samartaime.blogs.sapo.pt/)
(mailto:samartaim@yahoo.com)


De Anónimo a 30 de Junho de 2005 às 10:57
Pilantra querida: imagine a cebola podre que deve andar pelas soquetes dos nossos governantes. Chega-lhe?Caloria Fatal
(http://caloriazen.blogs.sapo.pt)
(mailto:caloriazen@sapo.pt)


De Anónimo a 30 de Junho de 2005 às 10:54
caríssima Elvira: se gosta, faça-lhe as cebolas com todo o amor, que disso a gente nunca se arrepende, certo?Caloria Fatal
(http://caloriazen.blogs.sapo.pt)
(mailto:caloriazen@sapo.pt)


De Anónimo a 29 de Junho de 2005 às 18:32
Grande receita! Haverá alguém que a possa instituir? Por mim agradava-me a guerra da cebola podre do Iraque, por exemplo. Mas os americanos aposto que não gostam nada da ideia!Pilantra
(http://samartaime.blogs.sapo.pt/)
(mailto:samartaim@yahoo.com)


De Anónimo a 29 de Junho de 2005 às 15:48
Excelente ideia! Só que gosto do meu marido...Elvira
(http://tascadaelvira.blogspot.com)
(mailto:elvirandre@sapo.pt)


Comentar post