Quinta-feira, 4 de Novembro de 2004

as mousses, marta, as mousses!

martafarta1.gif

estas receitas não são minhas, mas há qualquer coisa nelas que me faz sempre lembrar alguém. dão-me uma ajudinha?


por exemplo, esta faz-me lembrar o que gostava que fosse um primeiro ministro:


Mousse de Ovos - Ingredientes: 400 gr de açúcar 4 ou 5 gemas 0,5 l de leite 150gr de (miolo e côdea) pão 2 dl de água canela q.b. Confecção: Escalda-se o pão com o leite quente e passa-se pelo passador depois de bem amolecido. Põe-se o açúcar com água em ponto de pasta e junta-se-lhe a papa do pão, deixando ferver um pouco e mexendo sempre. Depois de arrefecer juntam-se as gemas bem batidas e leva-se novamente ao lume até as gemas engrossarem. Em seguida deita-se novamente numa taça e polvilha-se com canela.


o senhor doutor presidente:


Mousse de Caramelo - Ingredientes: 5 dl de leite 6 folhas de gelatina 6 ovos 1 colher de sopa de amido de milho 200 grs de açúcar + 8 colheres de sopa de açúcar Confecção: Coloque as folhas de gelatina em 1/2 chávena almoçadeira de leite e leve ao lume brando mexendo sempre até se dissolverem, e retire do lume. Bata muito bem as 6 gema com a colher de sopa de amido de milho, e junte aos poucos mais 1/2 chávena de leite, mexa bem e, leve ao lume, mexendo sempre até engrossar mas sem deixar ferver. Retire do lume e junte a gelatina com o leite. Com os 200 grs de açúcar prepare o caramelo, e misture ao preparado anterior mexendo muito bem. Bata as 6 claras em castelo, e junte as 8 colheres de sopa de açúcar batendo bem, quando estiverem bem firmes, adicione ao preparado anterior, sem bater mas envolver. Deite o preparado numa taça ou em tacinhas individuais, leve ao congelador por 1 hora. Passado esse tempo retire do congelador e ponha no frigorífico.


o senhor doutor-chefe da inteligência nacional:


Mousse de Maçã Reineta - Composição : q.b. água 3 ovos 1 gelatina de ananás 1 colher (sopa) açúcar 1 kg maçãs reineta Preparação: 1.Descasque e coza as maçãs reinetas com pouca água, e uma colher de sopa de açúcar. 2.Desfaça as maçãs em puré. 3.Adicione ao puré de maçã enquanto bem quente, uma gelatina de ananás (pó) e bata muito bem para que a gelatina fique completamente desfeita e sem grumos. 4.Adicione de seguida as gemas dos ovos bem desfeitas e passadas por um passador, e bata bem. 5.Deixe arrefecer, e por fim junte as claras em castelo, só envolvendo no preparado de maçã. 6.Leve ao frigorífico e sirva fresquinho.


o senhor doutor-ministro dos desportos eoutros lazeres:


Mousse de Laranja - Composição : 3 clara(s) de ovo 1 lata(s) leite condensado 1 colher (chá) laranja em raspa 3 dl laranja em sumo 5 folha(s) gelatina branca Preparação: 1.Comece por colocar as folhas de gelatina de molho em água fria. 2.Prepare o sumo de laranja. 3.Num liquidificador coloque, o leite condensado, o sumo de laranja ou outro à escolha, a raspa da laranja e bata bem. 4.Escorra a água da gelatina, e leve-a a derreter no micro ondas, mas com cuidado. 5.Passe a gelatina derretida por um passador e adicione-a ao batido de leite e sumo. 6.Bata as claras em castelo firme. 7.às claras em castelo vá adicionando o batido, tendo o cuidado de ir mexendo de baixo para cima, nunca batendo. 8.Deite a mousse numa bonita taça e leve ao frigorífico a solidificar durante mais ou menos 3 horas.


o senhor doutor da cultura:


Mousse de Frutos Silvestres - Composição : 1 pacote(s) natas 150 gr açúcar 100 gr amoras 120 gr framboesas 6 folha(s) gelatina branca Preparação: 1.Coloque as folhas de gelatina demolho em água fria. 2.Se as framboesas e as amoras forem frescas, lave-as e seque-as. Se forem frutos congelados deixe descongelar. 3.Coloque no copo liquidificador os frutos com o açúcar, desfaça tudo em puré. 4.Passe este puré através de um passador para que fique sem grainhas, só o polme. 5.Escorra um pouco da água à gelatina e leve-a a derreter no micro-ondas. 6.Através de um passador introduza a gelatina no puré de frutos. 7.Bata as natas bem frias, e introduza-as no puré de frutos, mas com cuidado envolvendo debaixo para cima. 8.Passe uma forma por água fria, sacuda e encha-a com o preparado. 9.Leve ao frigorífico 6 horas ou até prender. 10.Acompanhe com fruta e natas batidas com açúcar.


o senhor doutor da juventude feliz:


Mousse de Chocolate Branco - Composição : 250 gr chocolate branco em barra 50 gr açúcar 10 clara(s) de ovo 5 gema(s) de ovo 100 gr margarina Preparação: 1.Parta o chocolate em pedacinhos e leve-os ao lume em banho maria a derreter, ou então derreta no micro ondas. 2.Retire do lume e vá juntando aos poucos mexendo sempre a margarina até ficar bem incorporada. 3.Adicione as gemas e misture novamente. 4.Bata as claras em castelo bem firmes, e sempre batendo junte o açúcar, e continue a bater mais algum tempo. 5.Adicione as claras batidas, à mistura de chocolate, delicadamente. 6.Leve ao frígorifico durante 4 a 5 horas


o senhor doutor-ministro da defesa:


Mousse de Bolacha - Composição : 2 colher (sopa) manteiga 100 gr açúcar 0.50 dl leite 5 ovos 18 bolacha torrada Preparação: Misture junto as gemas com 80 gramas de açucar, o leite e a manteiga. Leve estes ao lume em banho-maria, mexendo sempre até obter um creme fofo. Então retire e deixe arrefecer. Envolva no preparado as bolachas trituradas e também as claras em castelo, às quais juntou o resto do açucar. Distribua em taças e sirva-o fresco.


o senhor doutor ministro de todas as tolerâncias:


Mousse Branca e Negra - Composição : 200 gr bolacha torrada 150 gr chocolate de culinária em tablete 10 colher (sopa) açúcar 150 gr manteiga sem sal 10 ovos Preparação: Vão ser preparadas duas mousses diferentes, uma de cada vez. Rale as bolachas. Num recipiente leve a amolecer em banho-maria metade da manteiga e o chocolate partido em pedacinhos e quando estiverem em creme, junte 5 gemas e 5 colheres de açúcar e bata até obter um creme fofo. Misture depois, sem bater, 5 claras em castelo bem firme. Intercale com uma terça parte das bolchas raladas. Ao mesmo tempo, prepare uma mousse igual com a restante manteiga, ovos e açúcar e mais um terço das bolachas raladas. Numa taça, deite as duas mousses às camadas alternadas com muito cuidado, e por fim polvilhe com a restante bolacha ralada. Guarde no frigorífico pelo menos por 4 horas.


o senhor doutor ministro da alimentação e agricultura e pescas:


Mousse Simples de Morangos - Composição : 250 gr açúcar 2 clara(s) de ovo 4 iogurte natural 750 gr morangos Preparação: Esta mousse deve ser preparada com alguma antecedência para que ganhe firmeza. Arranje os morangos, lavando-os e retirando-lhes o pé. Deixe alguns de parte para decorar no final. Reduza os restantes morangos a puré, e junte-lhes 200 gr de açúcar e os iogurtes batidos. Bata as claras em castelo e adicione-lhes os restantes 50 gr de açúcar, continuando a bate. Junte as claras à mousse, envolvendo-as, sem bater. Deite numa taça e guarde por 2 horas no congelador. Meia hora antes de servir, retire-a e ponha-a no frigorífico. Decore com morangos e chantilly.


o senhor doutor ministro da solidariedade geral:


Mousse de Manga Enriquecida - Composição : 1 lata(s) leite condensado 1 lata(s) polpa de manga 4 iogurte natural Preparação: Bata todos os ingredientes muito bem. Leve ao frigorífico. Servir bem frio decorado com pedaços de manga fresca.


o senhro ministro da saúde e felicidade:


Mousse de Morango Definitiva - Composição : q.b. hortelã 5 dl natas 120 gr açúcar em pó 6 folha(s) gelatina branca 400 gr morangos Preparação: 1.Lave muito bem os morangos, e só depois lhes retire os pés.Reserve alguns para a decoração. 2.Reduza os morangos a puré com a varinha mágica. 3.Num tacho leve ao lume o puré de morangos, e quando começar a ferver, retire e junte as folhas de gelatina, que previamente foram postas de molho em água fria, e depois escorridas. 4.Misturando bem, junte o açúcar em pó, e deixe arrefecer. 5.Bata as natas em chantilly, e junte-as ao preparado anterior, misturando suavemente. 6.Deite a mousse numa taça grande ou taças individuais, e leve ao frígorifico durante duas horas. 7.Decore com chantilly e morangos e folhas de hortelã.


o senhor doutor ministro justiceiro:


Mousse de Limão - Composição : 4 folha(s) gelatina branca 1 colher (sopa) limão em raspa 1.50 dl limão em sumo 3 ovos 1 lata(s) leite condensado Preparação: Misture bem o leite condensado com as gemas. Acrescente o sumo de limão e misture até obter uma consistência cremosa e firme. Junte a raspa de limão. À parte, coloque a gelatina de molho em 3 colheres de sopa de água fria e dissolva-a em banho-maria. Junte a gelatina dissolvida à mistura, mexendo bem. Por último, misture delicadamente as claras batidas em castelo. Leve ao frio por 3 horas.


o senhor doutor das finanças:


Mousse de Maracujá - Ingredientes: 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite (sem soro) 1 1/2 lata de suco de maracujá 1 pacote de gelatina incolor em pó 4 claras em neve Decoração Ingredientes: Polpa de 1 maracujá 1/2 xíc. de chá de água 3 c. de sopa de açúcar 1 c. de sobremesa de margarina sem sal 1 c. de chá de amido de milho Modo de preparar: Dissolva em banho-maria a gelatina, com 1/4 de xícara de água a gelatina. Coloque no liquidificador todos os ingredientes e bata bem. Despeje em uma tigela e acrescente as claras batidas em neve firme. Coloque em formas individuais ou em um recipiente grande, leve para gelar por 2 horas. Preparo da Decoração: Leve todos os ingredientes ao fogo até engrossar. Deixe esfriar e espalhe sobre a mousse já gelada.


o senhor doutor das causas justas:


Mousse Branca - Ingredientes: 5 dl de natas batidas 5 gemas 500 grs de chocolate branco raspas de chocolate preto q.b. hortelã q.b. Confecção: Coloque o chocolate partido aos bocados num tachinho e leve ao lume em banho-maria, até que o chocolate derreta. Depois de derretido deixe arrefecer um pouco junte as gemas e bata a mistura de modo a obter um creme bem ligado. Bata as natas em chantilly e misture ao creme mexendo debaixo para cima sem bater. Ponha a mousse numa taça ou em tacinhas, leve ao frigorífico para ganhar consistência. Na altura de servir decore com raspas de chocolate preto, ou com raminhos de hortelã.


o senhor doutor das minorias:


Mousse de Ananás - Composição : 1 pacote(s) gelatina de ananás 6 colher (sopa) açúcar 0.50 Lt leite 5 ovos 1 colher (sopa) amido de milho Preparação: 1.Num tacho que possa ir ao lume, junte as gemas, o açúcar e a maizena, misturando bem. 2.Adicione o leite mexa bem e leve ao lume até à ebulição mexendo sempre. 3.Junte em seguida a gelatina mexendo sempre até completa dissolução. 4.Deixe arrefecer por 5 minutos. 5.Bata entretanto as claras em castelo, num recipiente de vidro fundo arredondado e verta sobre elas a mistura anterior, homogeneizando com uma colher. 6.Leve ao frígorifico 2 a 3 horas até ao momento de servir.


o senhor doutor procurador incontornável dos transexuais:


Mousse de Framboesas - Composição : 500 gr framboesas 2 clara(s) de ovo 200 gr açúcar 150 gr natas 2 colher (sopa) leite 3 folhas de gelatina Preparação: Amoleça as folhas de gelatina em água fria numa tigelinha. Não lave as framboesas, já que são muito frágeis e absorvem muita água. Esfregue-as ligeiramente em papel absorvente, depois de as salpicar um pouco com água. Guarde 12 framboesas, e passe as restantes na varinha mágica para desfazer em puré e passe-o por rede fina. Ponha o puré num tachinho e adicione o açúcar. Leve a lume brando e mexa bem. Assim que estiver quente (não deve ferver) retire do lume. Escorra as folhas de gelatina e adicione-as para estas derreterem lentamente na mistura, mexendo sempre muito bem. Deixe, depois, que o preparado arrefeça por completo. Deite as natas numa tigela e misture-lhes o leite. Bata-as um pouco para espessarem com vara de arames. Leve ao frigorífco. Entretanto bata as claras em castelo. Junte as framboesas às natas, aos poucos. Envolva-lhes depois as claras em castelo com cuidado, para não perder a consistência de mousse. Deite depois este preparado numa tigela de servir, ou em tacinhas individuais . Leve ao frigorífico para solidificar um pouco, de um dia para o outro. Decore com as framboesas que guardou. NOTA: Poderá fazer esta mousse com morangos em vez de framboesas.


o senhor doutor da verdade e transparência da comunicação social:


Mousse de Kiwi - Composição : q.b. chocolate raspas 2 colher (sopa) chocolate negro 2 dl natas 1 clara(s) de ovo 250 gr kiwi 300 gr açúcar 1 dl água 4 folha(s) gelatina branca Preparação: Demolhar as folhas de gelatina em água fria. Arranjar os kiwis, descascar e corta-los em pedaços. Ferver a água com 200 gr de açúcar e juntar os pedaços de kiwi. Deixar ferver bem. Depois de bem cozido, triturar o kiwi com a varinha mágica juntamente com as folhas de gelatina, bem escorridas. Deixar arrefecer. Bater a clara em castelo, de seguida juntar o restante açúcar e bater até obter um creme espesso. Bater igualmente as natas. Depois de batidas, envolver nestas o creme anterior e a seguir o creme dos kiwis. Juntar as duas colheres de chocolate negro em pedaços, envolver suavemente. Deitar numa taça grande ou em individuais. Decorar com as raspas de chocolate e levar ao frigorifico a solidificar.


tenho outras receitas de mousse, mas essas são salgadinhas, apimentadinhas, exóticas, inebriantes e irresistíveis. mas não pude pô-las aqui porque são as das senhoras doutoras e essas não sei onde as encontrar.


saudações zenocalóricas!

publicado por caloria fatal às 10:43
link | favorito
De Anónimo a 4 de Novembro de 2004 às 15:42
Se for de garrafinha de mau cheiro, fique à vontade! Por quem sois!... No entanto é melhor avisar a dona da casa e condóminas para termos tempo para fugir que a nossa pituitária é sensível! Já basta o cheiro a bafio do da defesa!Pilantra
</a>
(mailto:samartaim@yahoo.com.br)


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres