Terça-feira, 15 de Fevereiro de 2005

moambas!

muamba.jpg


a pedido de várias famílias, cá vai a receita de moamba. além da galinha, cá fica também a versão de peixe, que é igualmente apetitosa.


ingredientes: 1 galinácio (caseiro de preferência, se forem capazes de ditar a unha a algum), 350 gr de abóbora, 2 cebolas, 2 dentes de alho, 1 dl de óleo de palma, piri-piri e sal q.b., 600 gr de dendém e 350 gr de quiabos.


arranja-se a galinha, corta-se aos bocados e tempera-se com o sal, o alho e o piri-piri esmagado. à parte, coze-se o dendém, que depois tem de ser escorrido e pisado para tirar os caroços; depois passam-se por água morna (1 litro) e deixa-se escorrer bem. faz-se o refogado da cebola com o óleo de palma (não sejam fanheiros) e junta-se a galinha. deita-se o dendém e deixa-se cozer, misturando em seguida a abóbora cortada em cubos. juntam-se também os quiabos e deixa-se ao lume até cozer bem.


ingredientes para a moamba de peixe: um quilo de pargo, 1 dl de óleo de palma, 2 cebolas, 250 gr de quiabos, 300 gr de abóbora, 2 dentes de alho, 2 beringelas, piri-piri e sal.


lava-se o peixe muito bem, corta-se em postas e tempera-se com sal. descascam-se as beringelas, cortam-se às rodelas e polvilham--se com sal grosso. deixa-se descansar 10 minutos. depois passam-se por água e enxugam-se em papel. picam-se as cebolas e o alho e refogam-se com óleo de palma até alourar. jutam-se os quiabos cortados aos bocados, a abóbora em cubos e as beringelas. deixa-se estufar tudo em lume brando. acrescenta-se um pouco de água e o peixe. verifica-se o sal e o piri-piri. se for preciso, acrescenta-se mais água para ficar com bastante molho.


agora o funge: 300 gr de farinha de mandioca e 5 dl de água. ferve-se a água num tacho e tira-se do lume. junta-se um pouco de água fria. deita-se a farinha e mexe-se muito bem (com um toco de madeira, que é mais resistente e mais eficaz que a vulgar colher de pau). volta ao lume para cozer, mexendo sempre, mais uns cinco minutos. tira-se do lume e bate-se mais um bom bocado. serve-se bem quente.

publicado por caloria fatal às 18:38
link do post | comentar | favorito
|
9 comentários:
De Anónimo a 20 de Fevereiro de 2005 às 03:40
q blog delicioso..... ainda n consegui deixar de pensar nas ameijoas ja n sei bem de qd... vou continuar a seguir c atençao..
cumprimentos gastronomicos
nech
</a>
(mailto:inpda@hotmail.com)


De Anónimo a 19 de Fevereiro de 2005 às 15:40
Olho no tacho... já estou a pé todo o dia!... Amanhã entro no abafa-te, abifa-te e abinha-te!Pilantra
</a>
(mailto:samartaim@yahoo.com)


De Anónimo a 19 de Fevereiro de 2005 às 11:24
senão vejamos, senhora da varanda do apartamento de duas: o ananás é anti-inflamatório, com capacidade para absorver líquidos formados num processo de inflamação; o alho estimula o sistema imunitário como as vacinas, por via de uma ínfima quantidade de cicuta que age profilacticamente; a banan tem magnésio, que trata muito bem da nossa massa muscular, impedindo os espasmos; e...Caloria Fatal
(http://caloriazen.blogs.sapo.pt)
(mailto:caloriazen@sapo.pt)


De Anónimo a 18 de Fevereiro de 2005 às 16:06
Eu largo já os antibióticos e atiro-me a esta moamba!Teca
(http://www.t2comvaranda.blogspot.com)
(mailto:ticateca@iol.pt)


De Anónimo a 16 de Fevereiro de 2005 às 18:26
tinha de escolher a altura... vá lá, uma caixinha de anti-gripe e montes de muamba para empurrar. as melhoras! com sobremesa...Caloria Fatal
(http://caloriazen.blogs.sapo.pt)
(mailto:caloriazen@sapo.pt)


De Anónimo a 16 de Fevereiro de 2005 às 11:44
Malvada gripe! Estou na fase de nem poder pensar em comida!Pilantra
</a>
(mailto:samartaim@yahoo.com)


De Anónimo a 15 de Fevereiro de 2005 às 22:07
Pensa bem: http://www.bloco.org/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=26&mode=viewjohnnny
</a>
(mailto:john_post2004@hotmail.com)


De Anónimo a 15 de Fevereiro de 2005 às 21:58
OLha, se calhar vou experimentar neste fim de semana! :)Mascote
(http://alguresnomundo.blogspot.com)
(mailto:mascote31@hotmail.com)


De Anónimo a 15 de Fevereiro de 2005 às 21:55
OLha, se calhar vou experimentar neste fim de semana! :)Mascote
(http://alguresnomundo.blogspot.com)
(mailto:mascote31@hotmail.com)


Comentar post